Tipos de luz

Olá leitor!
Hoje quero propor uma reflexão sobre os tipos de luz. Você conhece os tipos de luz e suas características? Quando falamos de tipos de luz, nos referimos basicamente a três tipos de luz, a luz difusa, luz cênica e a luz dramática!
Podemos pensar na luz difusa como um dia nublado. O sol fica encoberto pelas nuvens, que funcionam como um grande difusor natural. Quando a luz atravessa o difusor, este torna a luz homogênea e uniforme, e reduz as sombras no ambiente. Esse ambiente acaba ficando um pouco sem graça, desestimulante, por isso nos sentimos menos animados em dias nublados, já reparou?
Já a luz dramática, ao contrário da difusa, é uma luz direta, direcionada. Pensando no sol, em dias de céu limpo, temos as sombras bem marcadas das árvores projetadas no chão ou nas paredes, as cores e sombras dos elementos da construção civil como edifícios e monumentos nas grandes cidades, e notamos que tudo parece ganhar um destaque, as cores ficam mais vivas, as águas do mar ganham tons de verde e azul e tudo parece muito mais bonito. Nesses dias nos sentimos bem mais estimulados e dispostos.
E por fim, falando da luz cênica, encontramos as duas situações acontecendo ao mesmo tempo, então mesmo sendo um dia nublado, dependendo de onde estejamos, abre-se um “buraco” nas nuvens e o sol destaca um pedacinho da paisagem, criando um ponto de interesse.
Quando entendemos os tipos de luz, conseguimos entender também o quanto a luz influencia em nossas vidas. Muito do que sentimos quando entramos em algum local fechado, condicionado apenas a luz artificial, ou mesmo durante o dia, expostos a luz do sol, somos totalmente influenciados pela luz. É ela a grande responsável pelas nossas sensações, nosso humor, estímulos, disposição, energia e até mesmo o sono!
Bom, agora que você já conhece os conceitos da luz difusa, dramática e cênica, tente trazer cada um desses conceitos ao seu projeto, considerando o que cada espaço precisa e utilizando da melhor maneira possível! Mas isso já é assunto para um outro post!
É isso aí, espero que este pequeno exemplo tenha te ajudado de alguma forma! Até o próximo post...